Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6372
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Química e História: uma possibilidade de contextualização da ciência
Author(s)/Inventor(s): Silva, Cristiano Alex da
Advisor: Riehl, Carlos Alberto da Silva
Abstract: Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.
Keywords: História da ciência
Ensino de química
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Apr-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6372
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano Alex da Silva.pdf149,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.