Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6412
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Insta dizer: imagens, palavras e o poder da narrativa
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Gabriel Demasi de
Orientador: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumo: Registra o processo de produção do livro Insta dizer, obra composta por fotografias e textos criados pelo autor, que depois de seis anos de registro de sua produção de subjetividade, concomitantemente à graduação – somando mais de 3 mil fotos postadas no Instagram e inúmeros blocos de notas, cadernos, documentos do Word – reúne, alinhava e arremata o material fruto dessa etapa de sua narrativa. Seguindo dois eixos principais, o textual e o visual, o livro pretende explorar a fusão desses códigos. Com a técnica e a estética, na fotografia, e a memória e o biográfico, na escrita literária, evidencia-se o poder da narrativa. Na contemporaneidade, com a intensa produção e reapresentação de imagens através das novas tecnologias digitais, a palavra escrita ainda resiste como força expressiva, de registro de memória e invenção de identidade. O entretexto que se pretendeu criar no livro visa a revelar as narrativas criadas a partir da mescla do repertório da literatura, do cinema, da arquitetura, de um atento e curioso vivente em uma era imagética. Em outros termos, o trabalho prático vislumbra, através de imagens e palavras, contar histórias, criar narrativas que possam reencantar o mundo e repovoar o imaginário.
Palavras-chave: Fotografia
Narrativa
Instagram
Ficção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Gabriel Demasi de. Insta dizer: imagens, palavras e o poder da narrativa. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCarvalho.pdf994.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.