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dc.contributor.advisorSilva, Célia Regina Sousa da-
dc.contributor.authorOrlando, Marcelle Santos-
dc.date.accessioned2019-02-07T23:11:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6422-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPortadores de Necessidades Especiaispt_BR
dc.titlePortadores de necessidades especiais e as relações com instituições de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9209302144599528pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Martinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Riehl , Carlos Alberto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608pt_BR
dc.contributor.referee3Martins Filho , Alcindo Miguel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079835167614507pt_BR
dc.contributor.referee4Sally, Mônica Alves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169673709215592pt_BR
dc.description.resumoA Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência está definida no Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7853, de 24 de Outubro de 1989, contudo o direito a educação, garantido por lei, nem sempre se concretiza. A inclusão deficitária dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) na sociedade como um todo está relacionada não só a falta de administração dos recursos disponíveis à educação, mas também na ausência de capacitação e na falta de orientação - aos docentes, discentes, funcionários e familiares - que os tornem aptos a adaptar e contextualizar os conteúdos didáticos disponíveis às necessidades de cada indivíduo. De fato, grande parte dos docentes possuem carência na formação, por seus respectivos estabelecimentos de ensino, para atuarem em sala de aula junto a portadores de necessidades especiais (PNE). A temática desse trabalho questiona as grades curriculares do curso de licenciatura plena em química, de alguns dos principais estabelecimentos de ensino superior da região sudeste, no ambito da oferda de disciplinas inclusivas. Este projeto pretende apresentar uma visão geral sobre a situação atual do ensino, no ambito da inclusão de PNEE, explorar o que vem sendo feito para tornar os futuros docentes de química capazes de lidar com processos que envolvam inclusão, objetivando invocar na formação do futuro professor conceitos que abordem o ensino inclusivo. Tal panorama aponta para a importância de propostas que considerem os valores de uma formação docente voltada para a educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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