Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Célia Regina Sousa da | - |
dc.contributor.author | Orlando, Marcelle Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T23:11:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6422 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Portadores de Necessidades Especiais | pt_BR |
dc.title | Portadores de necessidades especiais e as relações com instituições de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9209302144599528 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Riehl , Carlos Alberto da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins Filho , Alcindo Miguel | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3079835167614507 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sally, Mônica Alves | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2169673709215592 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência está definida no Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7853, de 24 de Outubro de 1989, contudo o direito a educação, garantido por lei, nem sempre se concretiza. A inclusão deficitária dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) na sociedade como um todo está relacionada não só a falta de administração dos recursos disponíveis à educação, mas também na ausência de capacitação e na falta de orientação - aos docentes, discentes, funcionários e familiares - que os tornem aptos a adaptar e contextualizar os conteúdos didáticos disponíveis às necessidades de cada indivíduo. De fato, grande parte dos docentes possuem carência na formação, por seus respectivos estabelecimentos de ensino, para atuarem em sala de aula junto a portadores de necessidades especiais (PNE). A temática desse trabalho questiona as grades curriculares do curso de licenciatura plena em química, de alguns dos principais estabelecimentos de ensino superior da região sudeste, no ambito da oferda de disciplinas inclusivas. Este projeto pretende apresentar uma visão geral sobre a situação atual do ensino, no ambito da inclusão de PNEE, explorar o que vem sendo feito para tornar os futuros docentes de química capazes de lidar com processos que envolvam inclusão, objetivando invocar na formação do futuro professor conceitos que abordem o ensino inclusivo. Tal panorama aponta para a importância de propostas que considerem os valores de uma formação docente voltada para a educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcelle Santos Orlando.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.