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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Portadores de necessidades especiais e as relações com instituições de ensino
Autor(es)/Inventor(es): Orlando, Marcelle Santos
Orientador: Silva, Célia Regina Sousa da
Coorientador: Martinhon, Priscila Tamiasso
Resumo: A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência está definida no Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999, que regulamenta a Lei nº 7853, de 24 de Outubro de 1989, contudo o direito a educação, garantido por lei, nem sempre se concretiza. A inclusão deficitária dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) na sociedade como um todo está relacionada não só a falta de administração dos recursos disponíveis à educação, mas também na ausência de capacitação e na falta de orientação - aos docentes, discentes, funcionários e familiares - que os tornem aptos a adaptar e contextualizar os conteúdos didáticos disponíveis às necessidades de cada indivíduo. De fato, grande parte dos docentes possuem carência na formação, por seus respectivos estabelecimentos de ensino, para atuarem em sala de aula junto a portadores de necessidades especiais (PNE). A temática desse trabalho questiona as grades curriculares do curso de licenciatura plena em química, de alguns dos principais estabelecimentos de ensino superior da região sudeste, no ambito da oferda de disciplinas inclusivas. Este projeto pretende apresentar uma visão geral sobre a situação atual do ensino, no ambito da inclusão de PNEE, explorar o que vem sendo feito para tornar os futuros docentes de química capazes de lidar com processos que envolvam inclusão, objetivando invocar na formação do futuro professor conceitos que abordem o ensino inclusivo. Tal panorama aponta para a importância de propostas que considerem os valores de uma formação docente voltada para a educação inclusiva.
Palavras-chave: Ensino de química
Inclusão
Portadores de Necessidades Especiais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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