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dc.contributor.advisorMauro, Maria Yvone Chaves-
dc.contributor.authorAbreu, Onerzan Luz de-
dc.date.accessioned2019-02-08T01:26:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:49Z-
dc.date.issued1991-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6426-
dc.description.abstractA descriptive, qualitative research, by a case-study about the employment of the knowledgment of anatomy for students of graduate course in nursing of the Federal University of the state of Goiás. It objects the verification and adequacy of this knowledgments in Public Health activities. Professional nurses and nursing students interviewed, made pronouncement about depth and range and adequacy of the teahcing of Anatomy, with view toward pracitce of physical examination during prenatal appointment with nursing. It was sign ethics, didactic-pedagogical, social and political problems, during the study. Occurs that the distance among teorical knowledgment and it's pratical application in nursing care, generates interference in actual carrying out of appointment in nursing, with clues that there be put into effect inserctions into teaching of Anatomy for nurses formation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnfermagem em Saúde Públicapt_BR
dc.titleContribuição ao ensino de anatomia na formação do enfermeiro: aplicação em enfermagem de saúde pública na consulta pré-natalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0421124163877145pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Miranda, Jussara Ferreira-
dc.contributor.referee1Costa, Shirley Correia da-
dc.contributor.referee2Tyrrell, Maria Antonieta Rubio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067872620304500pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Vilma de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6151633305138472pt_BR
dc.description.resumoPesquisa descritiva, qualitativa, através de um Estudo de Caso sobre a aplicação dos conhecimentos da Disciplina Anatomia para alunos de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Objetiva-se verificar a adequação desses conteúdos em atividades de Enfermagem de Saúde Pública. Os profissionais e alunos de enfermagem entrevistados se pronunciaram quanto a profundidade, extensão e adequação do ensino de Anatomia na prática da Consulta de Enfermagem no Pré-Natal. Foram evidenciados problemas éticos, didático-pedagógicos, sociais e políticos através do estudo. Verificou-se que a distância entre o conhecimento teórico de anatomia e sua aplicação prática no exercício da enfermagem, gera dificuldades na realização da Consulta de Enfermagem, com indicação de mudanças de estratégias no ensino de Anatomia para a formação do Enfermeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Enfermagem Anna Nerypt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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