Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6426
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuição ao ensino de anatomia na formação do enfermeiro: aplicação em enfermagem de saúde pública na consulta pré-natal |
Autor(es)/Inventor(es): | Abreu, Onerzan Luz de |
Orientador: | Mauro, Maria Yvone Chaves |
Coorientador: | Miranda, Jussara Ferreira |
Resumo: | Pesquisa descritiva, qualitativa, através de um Estudo de Caso sobre a aplicação dos conhecimentos da Disciplina Anatomia para alunos de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Objetiva-se verificar a adequação desses conteúdos em atividades de Enfermagem de Saúde Pública. Os profissionais e alunos de enfermagem entrevistados se pronunciaram quanto a profundidade, extensão e adequação do ensino de Anatomia na prática da Consulta de Enfermagem no Pré-Natal. Foram evidenciados problemas éticos, didático-pedagógicos, sociais e políticos através do estudo. Verificou-se que a distância entre o conhecimento teórico de anatomia e sua aplicação prática no exercício da enfermagem, gera dificuldades na realização da Consulta de Enfermagem, com indicação de mudanças de estratégias no ensino de Anatomia para a formação do Enfermeiro. |
Resumo: | A descriptive, qualitative research, by a case-study about the employment of the knowledgment of anatomy for students of graduate course in nursing of the Federal University of the state of Goiás. It objects the verification and adequacy of this knowledgments in Public Health activities. Professional nurses and nursing students interviewed, made pronouncement about depth and range and adequacy of the teahcing of Anatomy, with view toward pracitce of physical examination during prenatal appointment with nursing. It was sign ethics, didactic-pedagogical, social and political problems, during the study. Occurs that the distance among teorical knowledgment and it's pratical application in nursing care, generates interference in actual carrying out of appointment in nursing, with clues that there be put into effect inserctions into teaching of Anatomy for nurses formation. |
Palavras-chave: | Anatomia Ensino superior Enfermagem em Saúde Pública |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Unidade produtora: | Escola de Enfermagem Anna Nery |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 16-Out-1991 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
107426.pdf | 5.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.