Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6426
Especie: Dissertação
Título : Contribuição ao ensino de anatomia na formação do enfermeiro: aplicação em enfermagem de saúde pública na consulta pré-natal
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Onerzan Luz de
Tutor: Mauro, Maria Yvone Chaves
Tutor : Miranda, Jussara Ferreira
Resumen: Pesquisa descritiva, qualitativa, através de um Estudo de Caso sobre a aplicação dos conhecimentos da Disciplina Anatomia para alunos de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Objetiva-se verificar a adequação desses conteúdos em atividades de Enfermagem de Saúde Pública. Os profissionais e alunos de enfermagem entrevistados se pronunciaram quanto a profundidade, extensão e adequação do ensino de Anatomia na prática da Consulta de Enfermagem no Pré-Natal. Foram evidenciados problemas éticos, didático-pedagógicos, sociais e políticos através do estudo. Verificou-se que a distância entre o conhecimento teórico de anatomia e sua aplicação prática no exercício da enfermagem, gera dificuldades na realização da Consulta de Enfermagem, com indicação de mudanças de estratégias no ensino de Anatomia para a formação do Enfermeiro.
Resumen: A descriptive, qualitative research, by a case-study about the employment of the knowledgment of anatomy for students of graduate course in nursing of the Federal University of the state of Goiás. It objects the verification and adequacy of this knowledgments in Public Health activities. Professional nurses and nursing students interviewed, made pronouncement about depth and range and adequacy of the teahcing of Anatomy, with view toward pracitce of physical examination during prenatal appointment with nursing. It was sign ethics, didactic-pedagogical, social and political problems, during the study. Occurs that the distance among teorical knowledgment and it's pratical application in nursing care, generates interference in actual carrying out of appointment in nursing, with clues that there be put into effect inserctions into teaching of Anatomy for nurses formation.
Materia: Anatomia
Ensino superior
Enfermagem em Saúde Pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Unidade de producción: Escola de Enfermagem Anna Nery
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-oct-1991
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
107426.pdf5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.