Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6442
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Técnicas de compensação de latência em jogos multijogadores, conectados e síncronos
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Carlos Sérgio de Paiva
Martins, Luan Cerqueira
Orientador: Sá, Vinícius Gusmão Pereira de
Resumo: O nível de qualidade da experiência conectada em jogos multijogador cresce continuamente na indústria de jogos. Uma má partida devido a conexão fraca pode ser a diferença entre mais uma compra ou instalação de um jogo. Com isso em mente, pessoas desenvolvedoras de jogos se esforçam para fazer a experiência a melhor possível independente da conexão. Esse nível de exigência está presente em todos os possíveis gêneros e estilos de jogos. Se tem um modo multijogador conectado, quanto mais parecer que não se está jogando pela internet, melhor. Há várias técnicas e modelos arquiteturais que permitem o alcance desse objetivo. O principal objetivo é “diminuir a distância” entre jogadores, diminuindo o impacto da latência no jogo, também conhecida como lag. Latência descreve o tempo para que uma mensagem entre uma pessoa jogando chegue a outra (ou a um servidor), normalmente medida em milissegundos. Desenvolvemos um jogo básico que utiliza algumas dessas ferramentas para ilustrar os princípios por trás de técnicas de compensação da latência e como essas afetam a percepção de um jogo por quem está segurando o controle.
Palavras-chave: Jogos
Latência de resposta
Sistemas distribuídos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSPAraujo.pdf736.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.