Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6450
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Compliance como meio de prevenção de ilícitos na relação público privada
Autor(es)/Inventor(es): Louzada, Jean
Orientador: Costa, Cezar Augusto Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo dar uma visão geral sobre como a instituição de mecanismos de Compliance em sociedades empresárias pode ser eficaz para coibir a prática de ilícítos, notadamente àqueles advindos de omissões ou de um não agir, como é o caso dos que se perfazem nos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção.A contribuição do direito para o fortalecimento e, por que não, da própria existência do Compliance, é inequívoca. O principal objetivo deste trabalho é, portanto, dissecar como se dá essa contribuição das Ciências Jurídicas, quer seja através da análise dos normativos que servem como espinha dorsal da responsabilidade da sociedade empresária na condução dos negócios, quer seja através da análise jurisprudencial, evidenciando como os Tribunais têm tratado o tema. O material utilizado, para tanto, inclui, mas não se limita à: doutrina, legislação comentada e comparada, dissertações, artigos de jornais e julgados. Busca-se demonstrar, desta forma, como a implantação de um programa de Compliance pode servir como ferramenta para estabelecer controles e gerenciar riscos.
Palavras-chave: Compliance
Controles
Crimes Empresariais
Direito Penal Econômico
Compliance
Controls
Business Crimes
Economic Criminal Law
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOUZADA, Jean. Compliance como meio de prevenção de ilícitos na relação público privada. 2018. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLouzada.pdf709.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.