Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6460
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Às portas fechadas: a jurisprudência restritiva do supremo tribunal federal e o acesso à jurisdição constitucional
Autor(es)/Inventor(es): Guia, Gabriel Teixeira
Orientador: Bolonha, Carlos Alberto Pereira das Neves
Resumo: O presente trabalho busca, num primeiro momento, entender as origens históricas da jurisprudência restritiva do Supremo Tribunal Federal quanto ao artigo 103 da Constituição de 1988, formando bases para contestar os argumentos utilizados para a criação e a manutenção dos conceitos criados pelo Tribunal. A pertinência temática e o conceito extremamente restrito de entidade de classe – que incorpora tão somente sujeitos ligados por interesses econômicos e profissionais – acabam por criar uma distorção no papel institucional da Corte que, ao invés de julgar demandas relativas a direitos fundamentais, acaba por tornar-se instância de defesa de interesses corporativos. O instituto de pertinência temática e do recorte restrito do conceito de entidade de classe são incompatíveis com o ethos da Constituição de 1988, posto que prejudicam a sua legitimidade e, ao final, constituem uma porta fechadas para as demandas da sociedade civil. A emancipação da sociedade civil, que pretende ter suas demandas atendidas – ou ao menos ouvidas – no âmbito da jurisdição constitucional é fenômeno importante para a consolidação da democracia e, consequentemente, do próprio constitucionalismo brasileiro. Objetiva-se abrir as portas que foram sistematicamente fechadas para a sociedade civil, jogando luz ao debate para que, ao final, seja possível escutar as vozes que sempre foram abafadas.
Palavras-chave: Jurisdição constitucional
Sociedade civil
Constitucionalismo
Jurisdicción Constitucional
Sociedade civil
Constitucionalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Departamento: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIA, Gabriel Teixeira. Às portas fechadas: a jurisprudência restritiva do supremo tribunal federal e o acesso à jurisdição constitucional. 2018. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6460
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTGuia.pdf443,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.