Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6464
Tipo: Dissertação
Título: Mogway: um arcabouço para bancos de dados múltiplos grafos
Autor(es)/Inventor(es): Padoa, Carlos Eduardo Fernandes de
Orientador: Lima, Alexandre de Assis Bento
Resumo: Grafos são uma técnica poderosa de representação de informações, capaz de capturar o relacionamento entre entidades. São úteis no entendimento de uma ampla variedade de conjuntos de dados em diversas áreas como ciência, governo, e negócios. Nos últimos anos ressurgiu o interesse em armazenar e gerenciar dados representados como grafos devido á percepção de que investigar as interconexões entre entidades pode levar a descobertas interessantes em uma diversidade de problemas. Com isso, surgiram os Sistemas de Gerência de Bancos de Dados orientados a Grafos (SGBDG). A maioria dos SGBDG atuais trabalham com bases de dados constituídas por um único grafo, o que não é apropriado para certas classes de problemas. Além disto, até o momento não há consenso sobre a melhor maneira de implementar um SGBDG, e não há uma linguagem de consulta padrão. Esta dissertação descreve o Mogwai, um arcabouço de software desenvolvido para permitir a criação e utilização de bases de dados com múltiplos grafos, e a MogwaiQL, uma linguagem que permite a realização de consultas de forma declarativa de alto nível.
Resumo : Graphs are a powerful representation technique, capable of capturing the relationship between entities. They are useful to understand a wide variety of data sets from many areas like science, government and business. In the last years has resurged the interest in storing and managing graph data due to the realization that investigating the interconnections between entities may lead to interesting insights in a variety of problems. Most of the available graph tools work with the single graph model, which is not suitable for certain problems. Besides that, there is no consensus on what is the best way to implement a graph database, and no standard query language has been defined to graph databases yet. This thesis describes Mogwai, a framework to allow the creation and utilization of graph databases with multiple graphs, and MogwaiQL, a descriptive query language designed to allow querying the database at a high level of abstraction.
Palavras-chave: Engenharia de Sistemas e Computação
Bancos de dados
Grafos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6464
Aparece nas coleções:Engenharia de Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
867848.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.