Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6466
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As variáveis da entrevista jornalística
Autor(es)/Inventor(es): Julião, Luís Guilherme
Tutor: Costa, Cristiane Henriques
Resumen: Discute como uma entrevista jornalística pode ter seu resultado final influenciado por diferentes aspectos. Desde a postura do entrevistador, que pode impor um objetivo e direcionar a fala de quem responde, até a edição, que tem o poder de mudar e distorcer o sentido do que foi falado. Trata também do interesse do entrevistado em direcionar sua própria fala, podendo criar a imagem sobre si mesmo ou sobre o assunto abordado que lhe for mais conveniente. Discute, ainda, como a presença do jornalista e de instrumentos como a câmera, o gravador ou um simples bloco de notas interferem na realidade do ambiente retratado e criam uma nova. Para auxiliar as reflexões, são estudados os trabalhos do cineasta Eduardo Coutinho e do jornalista Vinícius Silva, criador do projeto “Me alugo para ouvir histórias”, que concedeu uma entrevista ao autor sobre seu projeto.
Materia: Entrevista
Linguagem jornalística
Meios de comunicação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JULIÃO, Luís Guilherme. As variáveis da entrevista jornalística. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LJulião.pdf657.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.