Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6466
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As variáveis da entrevista jornalística
Autor(es)/Inventor(es): Julião, Luís Guilherme
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Discute como uma entrevista jornalística pode ter seu resultado final influenciado por diferentes aspectos. Desde a postura do entrevistador, que pode impor um objetivo e direcionar a fala de quem responde, até a edição, que tem o poder de mudar e distorcer o sentido do que foi falado. Trata também do interesse do entrevistado em direcionar sua própria fala, podendo criar a imagem sobre si mesmo ou sobre o assunto abordado que lhe for mais conveniente. Discute, ainda, como a presença do jornalista e de instrumentos como a câmera, o gravador ou um simples bloco de notas interferem na realidade do ambiente retratado e criam uma nova. Para auxiliar as reflexões, são estudados os trabalhos do cineasta Eduardo Coutinho e do jornalista Vinícius Silva, criador do projeto “Me alugo para ouvir histórias”, que concedeu uma entrevista ao autor sobre seu projeto.
Palavras-chave: Entrevista
Linguagem jornalística
Meios de comunicação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JULIÃO, Luís Guilherme. As variáveis da entrevista jornalística. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LJulião.pdf657.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.