Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Nayane Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T23:53:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6478 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Protetor solar | pt_BR |
dc.subject | Câncer de pele | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Experimentação no ensino de química: um trabalho de alerta acerca da importância de se proteger do excesso de Sol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6684628153337064 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Bianca Aloise Maneira Corrêa dos | - |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Antônio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Daniella Lopez | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9219419085511667 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância de se utilizar o ambiente escolar como um meio de formação de cidadãos mais críticos e de transformação de hábitos, através de um alerta acerca da importância de se utilizar protetor solar corretamente, associado a outras medidas também efetivas para se prevenir o câncer de pele, o qual é líder em porcentagem de todos os tumores malignos registrados no país, segundo as pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A realização de uma atividade experimental capaz de demonstrar a existência da radiação ultravioleta por meio do efeito da fluorescência e o seu bloqueio através do uso do protetor solar, além do embasamento teórico necessário para a compreensão da discussão que se pretende fazer a cerca das temáticas “química e saúde” e “química e sociedade”, é uma boa ferramenta didática que auxilia o professor a ensinar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais atrativa e a fazer com que o aluno perceba que essa disciplina está diretamente relacionada com o dia a dia de cada indivíduo e não tão distante quanto habitualmente se imagina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nayane Pereira de Oliveira.pdf | 535.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.