Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMichel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.authorOliveira, Nayane Pereira de-
dc.date.accessioned2019-02-12T23:53:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:49Z-
dc.date.issued2015-05-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6478-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtetor solarpt_BR
dc.subjectCâncer de pelept_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleExperimentação no ensino de química: um trabalho de alerta acerca da importância de se proteger do excesso de Solpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6684628153337064pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Bianca Aloise Maneira Corrêa dos-
dc.contributor.referee1Guerra, Antônio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Daniella Lopez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância de se utilizar o ambiente escolar como um meio de formação de cidadãos mais críticos e de transformação de hábitos, através de um alerta acerca da importância de se utilizar protetor solar corretamente, associado a outras medidas também efetivas para se prevenir o câncer de pele, o qual é líder em porcentagem de todos os tumores malignos registrados no país, segundo as pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A realização de uma atividade experimental capaz de demonstrar a existência da radiação ultravioleta por meio do efeito da fluorescência e o seu bloqueio através do uso do protetor solar, além do embasamento teórico necessário para a compreensão da discussão que se pretende fazer a cerca das temáticas “química e saúde” e “química e sociedade”, é uma boa ferramenta didática que auxilia o professor a ensinar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais atrativa e a fazer com que o aluno perceba que essa disciplina está diretamente relacionada com o dia a dia de cada indivíduo e não tão distante quanto habitualmente se imagina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayane Pereira de Oliveira.pdf535.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.