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http://hdl.handle.net/11422/6478
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Experimentação no ensino de química: um trabalho de alerta acerca da importância de se proteger do excesso de Sol |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Nayane Pereira de |
Advisor: | Michel, Ricardo Cunha |
Co-advisor: | Santos, Bianca Aloise Maneira Corrêa dos |
Abstract: | O presente trabalho aborda a importância de se utilizar o ambiente escolar como um meio de formação de cidadãos mais críticos e de transformação de hábitos, através de um alerta acerca da importância de se utilizar protetor solar corretamente, associado a outras medidas também efetivas para se prevenir o câncer de pele, o qual é líder em porcentagem de todos os tumores malignos registrados no país, segundo as pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A realização de uma atividade experimental capaz de demonstrar a existência da radiação ultravioleta por meio do efeito da fluorescência e o seu bloqueio através do uso do protetor solar, além do embasamento teórico necessário para a compreensão da discussão que se pretende fazer a cerca das temáticas “química e saúde” e “química e sociedade”, é uma boa ferramenta didática que auxilia o professor a ensinar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais atrativa e a fazer com que o aluno perceba que essa disciplina está diretamente relacionada com o dia a dia de cada indivíduo e não tão distante quanto habitualmente se imagina. |
Keywords: | Protetor solar Câncer de pele Ensino de química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-May-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
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