Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, .Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.authorSouza, Nivea Rodrigues da Silva Fagundes-
dc.date.accessioned2019-02-13T00:17:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2013-11-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6481-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.titleA importância dos plásticos em nossas vidas: polímeros como uma proposta interativa para o ensino químico-ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3039789767059232pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Antônio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca através do uso de um tema cotidiano (os polímeros), a construção e o desenvolvimento de uma proposta interativa, fazendo uso de vídeo e atividades experimentais que abrangem conceitos químicos, ambientais e sociais. O projeto intitulado “A importância dos plásticos em nossas vidas- Polímeros como uma proposta interativa para o ensino químico-ambiental” tem como objetivo contextualizar, através de uma proposta interdisciplinar, os conteúdos de química ambiental e química orgânica ao estudo dos principais polímeros sintéticos e naturais, estudando sua história e utilização no dia a dia, bem como discutir os impactos do descarte desses materiais no meio ambiente, relacionando-os com suas propriedades. O trabalho também considera a questão do consumo na sociedade atual e a orientação para a contextualização de conteúdos, discutida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela vertente CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de Ciências/Química. O desenvolvimento das atividades busca mostrar a importância em propor práticas pedagógicas que considerem os princípios da educação em uma perspectiva sócio-ambiental. O uso de experimentos alternativos que envolvem os diferentes tipos plásticos (como uma ferramenta importante) é utilizado durante a proposta. A aceitação do projeto pelos alunos foi avaliada através de questionário, sendo possível verificar um resultado positivo e satisfatório em trabalhar-se um tema comum através de uma proposta diferenciada das suas aulas tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nivea Rodrigues da Silva.pdf788.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.