Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6482
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A história do ensino técnico e a inserção do aluno no mercado de trabalho |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Paola de Almeida |
| Advisor: | Melo Filho, João Massena |
| Co-advisor: | Nascimento, Juliana Rangel do |
| Abstract: | Durante a disciplina prática de ensino, realizei estágio supervisionado na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e no transcorrer, tive a iniciativa de pesquisar melhor o que motivava os alunos a buscarem e manterem-se em uma escola técnica. Para isto, foi realizada uma atividade de campo, que consistiu em uma visita técnica a uma indústria de bebidas e uma pesquisa baseada em questionário para entender a opção pelo ensino técnico. Muito embora o foco principal fosse o conjunto de alunos, percebeu-se que conhecer a opinião dos exalunos também poderia ampliar as informações do universo estudado, em especial no tocante à concretização das aspirações dos atuais alunos. Após uma análise dos fatos históricos concernentes à estruturação do ensino técnico no Brasil, os dados obtidos da pesquisa foram analisados. Os resultados obtidos indicam que alunos e ex-alunos, devido ao momento econômico do país, possuem motivações distintas para ingressar na escola técnica. No entanto, comprovam que, de fato, o ensino técnico é uma opção concreta para busca na inserção dos jovens no mercado de trabalho. |
| Keywords: | Ensino técnico Mercado de trabalho |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 17-May-2012 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Paola de Almeida Silva.pdf | 681.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.