Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTakase, Iracema-
dc.contributor.authorMoraes, Rafael Silva-
dc.date.accessioned2019-02-13T00:46:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:49Z-
dc.date.issued2014-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinas temáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInstrumentaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da viabilidade das oficinas temáticas para a promoção da instrumentalização e do ensino contextualizado nas aulas de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorIDhttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3646954082622032pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lorençatto, Tatiana Chaves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034899854545401pt_BR
dc.contributor.referee1Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.referee2Pontes, Fernanda Veronesi Marinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215544626862235pt_BR
dc.description.resumoEm uma sociedade cada vez mais dinâmica e interativa, há uma dicotomia entre esta e uma escola anacronica em quase todos os aspectos. Na busca por cativar o interesse e a atenção dos alunos, o ensino significativo e a contextualização tem se mostrado uma importante ferramenta. Para promoção destas o Museu Ciência e Vida, proporcionam ao corpo docente do ensino básico e fundamental oficinas temáticas, através de uma abordagem presente no cotidiano dos alunos, onde o conteúdo didático é inserido através de uma problemática presente no cotidiano do alunado e instrumentalizando visando o alcance de um aprendizado aprazível e efetivo. Nesse contexto, utilizando-se de questionários aos professores, este trabalho teve o objetivo de avaliar as oficinas temáticas, no que tange seu desenvolvimento, escolha de temas, e o que motiva a procura dos professores por estas, qual parcela dos docentes aplica em suas salas de aula e como aplica o que foi desenvolvido da oficina. Se estes apenas realizam uma reprodução mecânica das praticas e conteúdos vistos ou se promovem uma adaptação, modificação ou complementação dependendo da realidade de sua escola e de seus alunos e, por fim, averiguar como os docentes percebem o impacto destas aulas temáticas no aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Silva Moraes.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.