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http://hdl.handle.net/11422/6483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Moraes, Rafael Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T00:46:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6483 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oficinas temáticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Instrumentação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da viabilidade das oficinas temáticas para a promoção da instrumentalização e do ensino contextualizado nas aulas de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3646954082622032 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Lorençatto, Tatiana Chaves | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7034899854545401 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pontes, Fernanda Veronesi Marinho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3215544626862235 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em uma sociedade cada vez mais dinâmica e interativa, há uma dicotomia entre esta e uma escola anacronica em quase todos os aspectos. Na busca por cativar o interesse e a atenção dos alunos, o ensino significativo e a contextualização tem se mostrado uma importante ferramenta. Para promoção destas o Museu Ciência e Vida, proporcionam ao corpo docente do ensino básico e fundamental oficinas temáticas, através de uma abordagem presente no cotidiano dos alunos, onde o conteúdo didático é inserido através de uma problemática presente no cotidiano do alunado e instrumentalizando visando o alcance de um aprendizado aprazível e efetivo. Nesse contexto, utilizando-se de questionários aos professores, este trabalho teve o objetivo de avaliar as oficinas temáticas, no que tange seu desenvolvimento, escolha de temas, e o que motiva a procura dos professores por estas, qual parcela dos docentes aplica em suas salas de aula e como aplica o que foi desenvolvido da oficina. Se estes apenas realizam uma reprodução mecânica das praticas e conteúdos vistos ou se promovem uma adaptação, modificação ou complementação dependendo da realidade de sua escola e de seus alunos e, por fim, averiguar como os docentes percebem o impacto destas aulas temáticas no aprendizado dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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