Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6492
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação do negro no telejornalismo brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Albuquerque, Cíntia Gonçalves
Orientador: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Resumo: Demonstra o modo como o telejornalismo brasileiro corrobora com o racismo por meio da representação dos afrodescendentes nos noticiários. Começa com a análise da construção do lugar destinado aos africanos e afrodescendentes diante do contexto hegemônico branco, passando por um breve histórico da chegada dos africanos ao país e pela elaboração da crença na democracia racial. Logo após, o tema central entra em questão por meio da invisibilidade sofrida pelos afro-brasileiros na mídia, as representações estereotipadas nos telejornais e a naturalização da violência contra os afrodescendentes. Por fim, o estudo analisa o surgimento do telejornalismo no Brasil, a estrutura e importância da TV e dos telejornais, a escassa presença de profissionais negros nesse gênero televisivo e, para exemplificar o racismo contra jornalistas afro-brasileiros, o episódio dos ataques virtuais racistas contra Maria Júlia Coutinho é destacado.
Palavras-chave: Racismo
Telejornalismo
Representações sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALBUQUERQUE, Cíntia Gonçalves. A representação do negro no telejornalismo brasileiro. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6492
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAlbuquerque.pdf735,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.