Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/651
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reinvenção da identidade no Facebook por meio de personas: um estudo de caso sobre a Dilma bolada
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Daniel Gonçalves de
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a transformação da identidade em uma mercadoria no ciberespaço. São discutidos os fatos que levaram ao estabelecimento de uma sociedade fortemente representada por celebridades, estrelas de cinema e pessoas cujo objetivo de vida é a fama. As mudanças do comportamento do sujeito ao longo do tempo são pensadas nesta cultura, onde a chegada da internet no Brasil e a ascensão das redes sociais traz modificações importantes no cotidiano. O processo de interação na web 2.0 é fundamental para que se entenda a construção da identidade-produto do indivíduo. A reinvenção do eu-digital é mapeada nas redes sociais e abordada com ênfase na criação de personas no Facebook. Como exemplo do desenvolvimento de personas alterdirigidas e criadas como mercadorias, este trabalho, por fim, estuda o caso do perfil Dilma Bolada, uma personagem inspirada na presidenta Dilma Roussef, que ganhou fama e reconhecimento tanto no mundo digital quanto no mundo offline.
Keywords: Web 2.0
Identidade
Ciberespaço
Redes sociais
Dilma
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Daniel Gonçalves de. Reinvenção da identidade no Facebook por meio de personas: um estudo de caso sobre a Dilma Bolada. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/651
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOliveira.pdf4,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.