Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/651
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reinvenção da identidade no Facebook por meio de personas: um estudo de caso sobre a Dilma bolada
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Daniel Gonçalves de
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a transformação da identidade em uma mercadoria no ciberespaço. São discutidos os fatos que levaram ao estabelecimento de uma sociedade fortemente representada por celebridades, estrelas de cinema e pessoas cujo objetivo de vida é a fama. As mudanças do comportamento do sujeito ao longo do tempo são pensadas nesta cultura, onde a chegada da internet no Brasil e a ascensão das redes sociais traz modificações importantes no cotidiano. O processo de interação na web 2.0 é fundamental para que se entenda a construção da identidade-produto do indivíduo. A reinvenção do eu-digital é mapeada nas redes sociais e abordada com ênfase na criação de personas no Facebook. Como exemplo do desenvolvimento de personas alterdirigidas e criadas como mercadorias, este trabalho, por fim, estuda o caso do perfil Dilma Bolada, uma personagem inspirada na presidenta Dilma Roussef, que ganhou fama e reconhecimento tanto no mundo digital quanto no mundo offline.
Palavras-chave: Web 2.0
Identidade
Ciberespaço
Redes sociais
Dilma
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Daniel Gonçalves de. Reinvenção da identidade no Facebook por meio de personas: um estudo de caso sobre a Dilma Bolada. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOliveira.pdf4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.