Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTakase, Iracema-
dc.contributor.authorCarpenter, Tatiana Seixas Machado-
dc.date.accessioned2019-02-16T23:44:48Z-
dc.date.available2019-02-18T03:00:27Z-
dc.date.issued2012-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6511-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleQuímica lúdica: estratégia de ensino na aprendizagem de química.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1274313742184151pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Lola Maria Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976477283204423pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Marlice Aparecida Sipoli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080824351824365pt_BR
dc.contributor.referee3Takase, Iracema-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula, como um instrumento significativo no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do Ensino Médio. O objetivo é dinamizar as aulas de química, tornando-as mais atrativas. Favorece a aquisição e socialização do conhecimento de maneira divertida e funcional, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. Os jogos foram elaborados por licenciandos de Química participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com base na literatura referente aos Jogos Didáticos e aos conteúdos específicos, no intuito de diminuir as deficiências de assimilação de conteúdos dos alunos. Um protótipo de cada jogo foi avaliado por alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que faziam parte do PIBID. Foi realizada uma avaliação da aprendizagem no intuito de constatar a eficácia dos jogos como estratégia de tornar a aula de química menos exaustiva e monótona, auxiliando os alunos na aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana Seixas Machado Carpenter.pdf880,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.