Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Carpenter, Tatiana Seixas Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-16T23:44:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6511 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Química lúdica: estratégia de ensino na aprendizagem de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1274313742184151 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Lola Maria Braga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976477283204423 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Marlice Aparecida Sipoli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5080824351824365 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula, como um instrumento significativo no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do Ensino Médio. O objetivo é dinamizar as aulas de química, tornando-as mais atrativas. Favorece a aquisição e socialização do conhecimento de maneira divertida e funcional, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. Os jogos foram elaborados por licenciandos de Química participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com base na literatura referente aos Jogos Didáticos e aos conteúdos específicos, no intuito de diminuir as deficiências de assimilação de conteúdos dos alunos. Um protótipo de cada jogo foi avaliado por alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que faziam parte do PIBID. Foi realizada uma avaliação da aprendizagem no intuito de constatar a eficácia dos jogos como estratégia de tornar a aula de química menos exaustiva e monótona, auxiliando os alunos na aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tatiana Seixas Machado Carpenter.pdf | 880.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.