Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6511
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Química lúdica: estratégia de ensino na aprendizagem de química
Autor(es)/Inventor(es): Carpenter, Tatiana Seixas Machado
Orientador: Takase, Iracema
Resumo: Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula, como um instrumento significativo no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas do Ensino Médio. O objetivo é dinamizar as aulas de química, tornando-as mais atrativas. Favorece a aquisição e socialização do conhecimento de maneira divertida e funcional, sendo uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados. Os jogos foram elaborados por licenciandos de Química participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com base na literatura referente aos Jogos Didáticos e aos conteúdos específicos, no intuito de diminuir as deficiências de assimilação de conteúdos dos alunos. Um protótipo de cada jogo foi avaliado por alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que faziam parte do PIBID. Foi realizada uma avaliação da aprendizagem no intuito de constatar a eficácia dos jogos como estratégia de tornar a aula de química menos exaustiva e monótona, auxiliando os alunos na aprendizagem.
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino de química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Set-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Seixas Machado Carpenter.pdf880.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.