Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6524
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Revisitando o ensino de modelos atômicos no ensino médio: análise de livros didáticos e uma proposta para o modelo de Dalton usando história e filosofia da ciência |
Author(s)/Inventor(s): | Moura, Cristiano Barbosa de |
Advisor: | Turci, Cássia Curan |
Abstract: | O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira delas é feita uma análise descritiva sobre o tema modelos atômicos de cinco livros do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Na segunda parte é exposta a controvérsia em torno do modelo atômico de Dalton, que representou uma revolução científica na época de sua publicação. Ainda nessa parte, mostra-se que esse grande debate científico instaurado no final do século XIX pode servir de motivação para abordagens diferenciadas em sala de aula sobre modelos atômicos, de forma a ajudar a resgatar a curiosidade e o gosto pela ciência no estudante de ensino médio. |
Keywords: | Ensino de química Dalton Modelos atômicos Livro didático História da ciência Filosofia da ciência |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 12-Mar-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiano Barbosa de Moura.pdf | 313.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.