Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6524
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Revisitando o ensino de modelos atômicos no ensino médio: análise de livros didáticos e uma proposta para o modelo de Dalton usando história e filosofia da ciência
Author(s)/Inventor(s): Moura, Cristiano Barbosa de
Advisor: Turci, Cássia Curan
Abstract: O presente trabalho está dividido em duas partes. Na primeira delas é feita uma análise descritiva sobre o tema modelos atômicos de cinco livros do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Na segunda parte é exposta a controvérsia em torno do modelo atômico de Dalton, que representou uma revolução científica na época de sua publicação. Ainda nessa parte, mostra-se que esse grande debate científico instaurado no final do século XIX pode servir de motivação para abordagens diferenciadas em sala de aula sobre modelos atômicos, de forma a ajudar a resgatar a curiosidade e o gosto pela ciência no estudante de ensino médio.
Keywords: Ensino de química
Dalton
Modelos atômicos
Livro didático
História da ciência
Filosofia da ciência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano Barbosa de Moura.pdf313.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.