Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6528
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | LaDQuiz |
Author(s)/Inventor(s): | Bastos, Bruno de Almeida |
Advisor: | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira |
Abstract: | Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade vem sendo influenciada e transformada de forma substancial, social e culturalmente. Devido a crescente demanda por aparatos midiáticos, estudos vêm demostrando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de apoio pedagógico. Por conta disto, decidiu-se compreender como um quiz, enquanto TIC, pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem em ambientes educacionais. A partir disto foi desenvolvido um software didático-pedagógico que funciona em conjunto com um aplicativo instalado em dispositivos móveis e atua como um quiz avaliativo, denominado LaDQuiz. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em três partes. A primeira parte, compreender a relação entre as TIC e educação, segundo uma perspectiva construtivista; a segunda consistiu em criar e desenvolver o software LaDQuiz; e a terceira destinou-se a aplicação do software e obtenção da opinião do público alvo (professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro) através de questionários a respeito do instrumento pedagógico desenvolvido. Com isso, foi possível perceber que o LaDQuiz, enquanto TIC, pode ser utilizada como uma ferramenta didática útil na prática educacional, por meio das quais os alunos estabelecem conexões entre os conhecimentos práticos e teóricos de forma lúdica e digital. |
Keywords: | Ensino de química Tecnologia educacional Jogos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 3-May-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno de Almeida Bastos.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.