Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6528
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: LaDQuiz
Author(s)/Inventor(s): Bastos, Bruno de Almeida
Advisor: Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
Abstract: Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade vem sendo influenciada e transformada de forma substancial, social e culturalmente. Devido a crescente demanda por aparatos midiáticos, estudos vêm demostrando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de apoio pedagógico. Por conta disto, decidiu-se compreender como um quiz, enquanto TIC, pode auxiliar no processo de ensinoaprendizagem em ambientes educacionais. A partir disto foi desenvolvido um software didático-pedagógico que funciona em conjunto com um aplicativo instalado em dispositivos móveis e atua como um quiz avaliativo, denominado LaDQuiz. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em três partes. A primeira parte, compreender a relação entre as TIC e educação, segundo uma perspectiva construtivista; a segunda consistiu em criar e desenvolver o software LaDQuiz; e a terceira destinou-se a aplicação do software e obtenção da opinião do público alvo (professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro) através de questionários a respeito do instrumento pedagógico desenvolvido. Com isso, foi possível perceber que o LaDQuiz, enquanto TIC, pode ser utilizada como uma ferramenta didática útil na prática educacional, por meio das quais os alunos estabelecem conexões entre os conhecimentos práticos e teóricos de forma lúdica e digital.
Keywords: Ensino de química
Tecnologia educacional
Jogos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-May-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno de Almeida Bastos.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.