Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaposo, Eliete Silveira Lopes da Silva-
dc.contributor.authorGomes, Alison Cosme Souza-
dc.date.accessioned2019-02-17T03:09:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:42Z-
dc.date.issued2013-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6534-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0523126398648115pt_BR
dc.contributor.referee1Botter Júnior, Wilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6176798892327803pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Bárbara Vasconcellos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290pt_BR
dc.description.resumoDentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alison Cosme Souza Gomes.pdf622.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.