Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Raposo, Eliete Silveira Lopes da Silva | - |
dc.contributor.author | Gomes, Alison Cosme Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-17T03:09:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6534 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0523126398648115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Botter Júnior, Wilson | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6176798892327803 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bárbara Vasconcellos da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3874886795138290 | pt_BR |
dc.description.resumo | Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alison Cosme Souza Gomes.pdf | 622.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.