Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6534
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Alison Cosme Souza
Tutor: Raposo, Eliete Silveira Lopes da Silva
Resumen: Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.
Materia: Experimentação
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 21-oct-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alison Cosme Souza Gomes.pdf622.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.