Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6534
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dificuldade de aprendizagem em química: uma abordagem pela teoria de aprendizagem significativa
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Alison Cosme Souza
Orientador: Raposo, Eliete Silveira Lopes da Silva
Resumo: Dentre as oito disciplinas fundamentais no Ensino Médio do Brasil, a Química é vista como mais difícil, e por isso, de menor interesse. Para modificar esse panorama é necessário conhecer o aluno e utilizar uma linguagem mais próxima da sua realidade. A contextualização dos conteúdos desperta o interesse do estudante e aumenta as chances de ser obter uma aprendizagem significativa. Dentre as diversas ações sugeridas, a experimentação se destaca, principalmente quando aplicada com materiais de uso diário do público alvo. Este trabalho foi desenvolvido no C. E. Stella Matutina, no ano de 2012, com o auxílio de atividades do projeto PIBID da CAPES. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com o objetivo de descobrir quais são as dificuldades dos alunos e o que eles mais apreciam na Química. Em seguida foi proposta uma atividade com base nas respostas obtidas e uma avaliação. Analisando os resultados da avaliação foi possível entender a importância de uma experimentação contextualizada no processo de ensinoaprendizagem em Química.
Palavras-chave: Experimentação
Ensino de química
Aprendizagem significativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Out-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alison Cosme Souza Gomes.pdf622.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.