Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6535
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cromatografia em papel de corantes presentes em doces: um alerta ao consumo excessivo desse aditivo aliada a confecção e distribuição de uma história em quadrinho
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Camila Almeida
Orientador: Pinto, Angelo da Cunha
Resumo: O avanço tecnológico sem dúvida nos traz muitas vantagens, mas quando falamos em avanço aplicado a indústria de alimentos, também existem algumas desvantagens, além da falta de informação. Uma das desvantagens encontradas é o uso excessivo de aditivos, como, por exemplo, os corantes. A aparência do alimento pode exercer efeito estimulante ou inibidor do apetite, motivo que leva o setor alimentício a se preocupar tanto com a aplicação de novos corantes. Diversos estudos apontam reações adversas aos aditivos como alergias, alterações no comportamento, efeitos carcinogênicos, dentre outros. De acordo com esses efeitos adversos principalmente aqueles relacionados à saúde infantil há a necessidade de trazer essas informações para dentro da ambiente escolar pelo fato das crianças e dos adolescentes serem uma das categorias, senão, a maior consumidora desses produtos. O trabalho foi realizado com alunos de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Veríssimo. A atividade foi dividida em três momentos, primeiramente foi realizada uma pesquisa para identificar quais os corantes mais consumidos pelos alunos, no segundo momento foi realizada uma discussão com os alunos sobre os assuntos que envolvem a temática de corantes e o experimento, seguida da distribuição da cartilha em forma de história em quadrinho “Que cor tá minha língua?” e no último momento foi realizada a cromatografia em papel de corantes com os alunos. De acordo com os papéis cromatográficos a experimentação de cromatografia possibilitou a visualização da separação das cores de dois ou mais corantes presentes em um único doce. A cromatografia em papel de corantes e o alerta do consumo excessivo desse aditivo aliado a distribuição da história em quadrinho apresentou-se como uma vantajosa ferramenta didática para a contextualização de alguns conteúdos, mostrando para os alunos através de uma abordagem diferenciada e atrativa que a Química está presente no dia a dia deles e que dessa maneira ela pode ser melhor compreendida. Se tornando com isso, um ponto de partida para uma mudança de comportamento e de hábitos alimentares.
Palavras-chave: História em quadrinho
Corantes alimentícios
Cromatografia em papel
Ensino de química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Fev-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Almeida Oliveira.pdf3.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.