Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6584
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Quando a violência adoece as mulheres: uma reportagem digital
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Bruna de Lara Morais
Tutor: Costa, Cristiane Henriques
Tutor : Escóssia, Fernanda Melo da
Resumen: Trabalho composto por três reportagens digitais sobre o adoecimento de mulheres sobreviventes de violência doméstica e sexual e por uma reflexão teórica do tema. Ele busca evidenciar essas formas de abuso como fenômenos sociais complexos com repercussões profundas sobre quem as sofre e refletir sobre o papel do jornalismo na construção de uma sociedade livre da violência de gênero. As matérias, disponíveis online, apresentam as mulheres não como meras vítimas ou estatísticas, mas sim como protagonistas, donas de sua história. Compostas por textos, vídeos e infográficos, as reportagens investigam a associação entre essas formas de abuso e o desenvolvimento de doenças crônicas, a assistência recebida pelas sobreviventes nos serviços de saúde e as políticas de saúde e de enfrentamento à violência contra as mulheres. A parte teórica apresenta as relações de poder que fundamentam a violência doméstica e sexual em âmbito íntimo e sociocultural, seus efeitos sobre a saúde e a cobertura jornalística do tema. São articulados conceitos como gênero, patriarcado, cultura do estupro, violência simbólica e trauma, a partir de autoras como Simone de Beauvoir, Joan Scott, Susan Brownmiller e Judith Herman e do autor Pierre Bourdieu.
Materia: Reportagem
Violência doméstica
Violência sexual
Jornalismo online
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Bruna de Lara Morais. Quando a violência adoece as mulheres: uma reportagem digital. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bferreira.pdf541.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.