Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6585
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Autoficção e contemporaneidade: lendo Divórcio, de Ricardo Lísias |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Bruno Soares dos |
Advisor: | Travancas, Isabel Siqueira |
Abstract: | O romance Divórcio, do escritor brasileiro Ricardo Lísias, é um texto de ficção. Entretanto, autor e protagonista reúnem diversas coincidências biográficas como a mesma profissão, a cidade onde vivem, além de nome e sobrenome. Como ler uma narrativa como essa? A partir de uma pesquisa sobre o conceito e a prática da autoficção, suas manifestações na literatura, na mídia e na cultura contemporânea, e também de uma análise da obra de Lísias, esta monografia pretende refletir sobre as possíveis razões do autor e o papel do leitor diante do referido romance e de suas temáticas, como o suposto elemento autobiográfico e a crítica ao jornalismo. O que as entrelinhas revelam sobre o projeto literário do escritor? Que ambiguidades a literatura pode criar ao interferir na realidade? Essas são algumas das perguntas que norteiam este trabalho interdisciplinar. |
Keywords: | Ficção Contemporaneidade Divórcio Lísias, Ricardo |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 29-Jun-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Bruno dos Santos. Autoficção e contemporaneidade: lendo Divórcio, de Ricardo Lísias. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bsantos.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.