Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6585
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Autoficção e contemporaneidade: lendo Divórcio, de Ricardo Lísias
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bruno Soares dos
Tutor: Travancas, Isabel Siqueira
Resumen: O romance Divórcio, do escritor brasileiro Ricardo Lísias, é um texto de ficção. Entretanto, autor e protagonista reúnem diversas coincidências biográficas como a mesma profissão, a cidade onde vivem, além de nome e sobrenome. Como ler uma narrativa como essa? A partir de uma pesquisa sobre o conceito e a prática da autoficção, suas manifestações na literatura, na mídia e na cultura contemporânea, e também de uma análise da obra de Lísias, esta monografia pretende refletir sobre as possíveis razões do autor e o papel do leitor diante do referido romance e de suas temáticas, como o suposto elemento autobiográfico e a crítica ao jornalismo. O que as entrelinhas revelam sobre o projeto literário do escritor? Que ambiguidades a literatura pode criar ao interferir na realidade? Essas são algumas das perguntas que norteiam este trabalho interdisciplinar.
Materia: Ficção
Contemporaneidade
Divórcio
Lísias, Ricardo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Bruno dos Santos. Autoficção e contemporaneidade: lendo Divórcio, de Ricardo Lísias. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Bsantos.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.