Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6586
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : História oral e a atuação do ensino de língua portuguesa no século XX: entre os colégios comuns do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Jessica Cristina Ribeiro
Tutor: Barbosa, Afrânio Gonçalves
Resumen: Analisa a ocorrência dos traços de norma, normatização e prática de ensino presentes no cotidiano escolar do século XX, recuperados por meio dos relatos de pessoas da 3ª idade, que estudaram em colégios comuns na cidade do Rio de Janeiro, isto é, colégios públicos e particulares. A metodologia utilizada como parâmetro é a História Oral, trabalho de pesquisa de cunho histórico-social que privilegia a atuação dos testemunhos orais, método singular ao considerar a importância da subjetividade – o principal ativador da memória que pode alcançar às lembranças dos fatos como foram ocorridos. Do resultado formado surgiu a captação de um corpus mínimo, caracterizado pela unanimidade de relatos que envolvem a superioridade do compêndio da norma padrão sobre a norma falada, característica geralmente presente nas aulas de Língua Portuguesa.
Materia: Língua portuguesa
História oral
Prática de ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Francês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, J.C.R.pdf601.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.