Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6586
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | História oral e a atuação do ensino de língua portuguesa no século XX: entre os colégios comuns do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Alves, Jessica Cristina Ribeiro |
Tutor: | Barbosa, Afrânio Gonçalves |
Resumen: | Analisa a ocorrência dos traços de norma, normatização e prática de ensino presentes no cotidiano escolar do século XX, recuperados por meio dos relatos de pessoas da 3ª idade, que estudaram em colégios comuns na cidade do Rio de Janeiro, isto é, colégios públicos e particulares. A metodologia utilizada como parâmetro é a História Oral, trabalho de pesquisa de cunho histórico-social que privilegia a atuação dos testemunhos orais, método singular ao considerar a importância da subjetividade – o principal ativador da memória que pode alcançar às lembranças dos fatos como foram ocorridos. Do resultado formado surgiu a captação de um corpus mínimo, caracterizado pela unanimidade de relatos que envolvem a superioridade do compêndio da norma padrão sobre a norma falada, característica geralmente presente nas aulas de Língua Portuguesa. |
Materia: | Língua portuguesa História oral Prática de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Francês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, J.C.R.pdf | 601.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.