Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6597
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As restrições a atuação dos sindicatos diante das condutas antissindicais e o papel das instituições do direito coletivo do trabalho
Author(s)/Inventor(s): Tibério, Luiz Eduardo Norys
Advisor: Gondim, Thiago Patrício
Abstract: Esta monografia busca compreender os principais desafios enfrentados pelos sindicatos na sua atuação em defesa dos interesses coletivos dos trabalhadores à luz da compreensão das condutas antissindicais implementadas pelos atores envolvidos na relação de trabalho. Para isso apresenta a evolução histórica do Direito coletivo do Trabalho desde as suas primeiras tentativas após a liberação da mão de obra rural na Inglaterra durante o período da Revolução Industrial até a concepção da idéia de ser coletivo e a criação de órgãos de representação coletiva como os sindicatos. A partir da compreensão da importância e necessidade dos sindicatos para a proteção e garantia dos direitos dos obreiros, perscruta-se as formas de limitação e boicote à atuação sindical por parte dos atores envolvidos na relação de trabalho, culminando na investigação acerca da atuação das instituições do direito Coletivo do Trabalho em seu papel inibitório de tais condutas e manutenção das garantias e prerrogativas sindicais.
Keywords: Direito Coletivo do Trabalho
Sindicatos
Condutas antissindicais
Liberdade sindical
Collective Labor Rights
Syndicates
Anti-union practices
Syndical freedom
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TIBÉRIO, Luiz Eduardo Norys. As restrições a atuação dos sindicatos diante das condutas antissindicais e o papel das instituições do direito coletivo do trabalho. 2018. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LENTiberio.pdf367.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.