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http://hdl.handle.net/11422/6599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Andressa Somogy de | - |
dc.contributor.author | Araujo, Thaís Albernaz de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T15:51:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Thaís Albernaz de. A música popular na cidade do Rio de Janeiro e sua representação no Direito do Trabalho: uma perspectiva no “Estado Novo” e no pós 1988. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6599 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Direito e Arte | pt_BR |
dc.subject | Direito e Música | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Estado Novo | pt_BR |
dc.title | A música popular na cidade do Rio de Janeiro e sua representação no Direito do Trabalho: uma perspectiva no “Estado Novo” e no pós 1988 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2990450901693302 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista a importância da música na sociedade contemporânea como forma de comunicação ( VIANNA, 1991), o presente estudo se embasará em composições musicais para observar a relação entre a música popular (canções veiculadas com frequência nas rádios cariocas) na cidade do Rio de janeiro e o Direito do Trabalho. Tal observação se torna possível mediante uma abordagem teórica que articula, desde uma matriz sociológica, o Direito e a Arte como campos do conhecimento passíveis de apresentar afinidades. Analisaremos músicas populares compostas no período histórico do governo de Getúlio Vargas, denominado “Estado Novo” (1937-1945) e composições elaboradas após a Constituição Federal de 1988. Buscamos observar a relação entre música e Direito para a oferta de novas percepções, novas oportunidades de visualizar conceitos já cristalizados no âmbito do Direito, como a noção de Jornada de Trabalho e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas relações de trabalho. Daremos especial atenção à categoria de “malandro” e sua relação com o mundo do trabalho nos dois períodos históricos em análise por se tratar do principal personagem presente nas letras analisadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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