Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6599
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A música popular na cidade do Rio de Janeiro e sua representação no Direito do Trabalho: uma perspectiva no “Estado Novo” e no pós 1988
Author(s)/Inventor(s): Araujo, Thaís Albernaz de
Advisor: Oliveira, Andressa Somogy de
Abstract: Tendo em vista a importância da música na sociedade contemporânea como forma de comunicação ( VIANNA, 1991), o presente estudo se embasará em composições musicais para observar a relação entre a música popular (canções veiculadas com frequência nas rádios cariocas) na cidade do Rio de janeiro e o Direito do Trabalho. Tal observação se torna possível mediante uma abordagem teórica que articula, desde uma matriz sociológica, o Direito e a Arte como campos do conhecimento passíveis de apresentar afinidades. Analisaremos músicas populares compostas no período histórico do governo de Getúlio Vargas, denominado “Estado Novo” (1937-1945) e composições elaboradas após a Constituição Federal de 1988. Buscamos observar a relação entre música e Direito para a oferta de novas percepções, novas oportunidades de visualizar conceitos já cristalizados no âmbito do Direito, como a noção de Jornada de Trabalho e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas relações de trabalho. Daremos especial atenção à categoria de “malandro” e sua relação com o mundo do trabalho nos dois períodos históricos em análise por se tratar do principal personagem presente nas letras analisadas.
Keywords: Direito do trabalho
Direito e Arte
Direito e Música
Samba
Estado Novo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAUJO, Thaís Albernaz de. A música popular na cidade do Rio de Janeiro e sua representação no Direito do Trabalho: uma perspectiva no “Estado Novo” e no pós 1988. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAAraujo.pdf402.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.