Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/660
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Naziplakaten: uma análise sobre a influência e o poder de persuasão dos cartazes de propaganda nazista e sua utilização como arma política
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Thiago Bach Ferreira Landim de
Orientador: Lissovsky, Mauricio
Resumo: Este trabalho baseia-se no estudo da importância e da eficácia dos cartazes para a máquina de propaganda nazista, desde seu surgimento, como um pequeno partido que necessitava de novos adeptos, à sua queda e sua completa dissolução, passando pelo período da Segunda Grande Guerra, onde a propaganda desempenhou um papel fundamental. Através de um estudo das raízes do Partido, principalmente das raízes de seu líder, Hitler, será analisado o motivo pelo qual a propaganda conseguiu ter tamanha importância para um governo, fazendo-o movimentar fortunas para manter seu funcionamento em pleno vapor a todo momento. Como embasamento teórico, utiliza-se, principalmente, a psicodinâmica das cores e suas associações psicológicas e as teorias semióticas peirceanas, que fará com que a leitura de um cartaz venha a se tornar algo muito mais complexo do que um simples olhar. Para a análise, cinco cartazes serão destacados e observados mais a fundo, trazendo à tona algumas das intenções dos seus autores, que apesar de notadas, podem passar desapercebidas.
Palavras-chave: Propaganda
Nazismo
Semiótica
Cartaz
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Thiago Bach Ferreira Landim de. Naziplakaten: uma análise sobre a influência e o poder de persuasão dos cartazes de propaganda nazista e sua utilização como arma política. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBFLSouza.pdf9.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.