Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/661
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O estímulo à rebeldia no discurso publicitário: uma análise da influência política das marcas a partir do estudo da campanha Be Stupid
Author(s)/Inventor(s): Sierra, Eduardo Guilherme Moraes Ferreira
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Esta monografia se propõe a discutir a influência política das marcas na vida do consumidor jovem a partir do estímulo de comportamentos rebeldes. Observa-se que, no período da modernidade tardia, as formas políticas tradicionais perdem o prestígio e a capacidade de mobilizar a juventude. Ao mesmo tempo, as marcas adotam discursos publicitários que propõem engajamento para as mais diferentes causas. Para ilustrar essa discussão, estudou-se a campanha “Be Stupid’, da marca italiana de jeans Diesel, que incita seus consumidores a adotarem um estilo de vida rebelde, independente e livre de opiniões alheias. O caso é especialmente interessante, pois levanta discussões tanto acerca do poder de influência da propaganda como da capacidade de transformação do jovem contemporâneo.
Keywords: Influência
Semiologia
Marca
Consumo
Jovens
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SIERRA, Eduardo Guilherme Moraes Ferreira. O estímulo à rebeldia no discurso publicitário: uma análise da influência política das marcas a partir do estudo da campanha Be Stupid. 2013. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/661
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESierra.pdf2,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.