Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6612
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Protagonistas negras na rede globo: a construção da identidade das mulheres negras no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Vilardo, Isadora Silva
Tutor: Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
Resumen: Analisa as mulheres negras protagonistas das telenovelas exibidas na emissora de televisão Rede Globo. Procura-se apontar que traços da personalidade destas personagens são enaltecidos ou reduzidos e quais se assemelham ou não com os estereótipos criados ao longo da história da mulher negra em diáspora. O objetivo é entender quem é a mulher negra representada nas novelas para relacionar ao processo de construção de identidade da mulher negra real. Para isso, o enredo, os diálogos emblemáticos, a forma como as novelas tratam da raça e do gênero das personagens foram analisados a partir das tramas, da repercussão e da audiência das novelas. O trabalho inclui também o histórico da mulher negra no Brasil e da construção do estereótipo midiático da mesma. Esses elementos apontam para uma evolução principalmente em relação à quantidade de protagonistas, porém ainda trazem marcas do estereótipo e da subalternidade que sempre foi reservada a mulheres negras na televisão.
Materia: Mulheres
Negros
Telenovela
Identidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VILARDO, Isadora Silva. Protagonistas negras na Rede Globo: a construção da identidade das mulheres negras no Brasil. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ivilardo.pdf997.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.