Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6614
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da conservação do patrimônio funerário: o caso do túmulo de Marechal Hermes da Fonseca
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Julia Botelho Tavares
Orientador: Ribeiro, Benvinda de Jesus Ferreira
Resumo: Estudo acerca da busca da valorização do patrimônio funerário de Petrópolis em face ao estado de conservação do túmulo de Marechal Hermes da Fonseca. Para isto foi realizada uma pesquisa sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade, demonstrado como os espaços cemiteriais podem ser enquadrados dentro da categoria dos bens patrimoniais, além de serem objetos ou fontes de pesquisa com diversas abordagens. Foram investigadas, também, as responsabilidades e dificuldades relativas à proteção dos acervos funerários no Brasil. Neste sentido foi realizado um levantamento histórico do cemitério de Petrópolis, bem como a pesquisa sobre a relação do Marechal Hermes com a cidade. O estudo de caso teve como proposta, além de analisar o estado de conservação do túmulo e as particularidades de seu material, encontrar medidas de preservação práticas para que esses bens tão vulneráveis se perpetuem. Neste trabalho buscou se refletir como o olhar da sociedade sobre o objeto funerário é importante para reconhecimento e preservação dos cemitérios.
Palavras-chave: Bens culturais
Conservação
Patrimônio histórico
Túmulos
Militares
Fonseca, Hermes Rodrigues
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Julia Botelho Tavares. A importância da conservação do patrimônio funerário: o caso do túmulo de Marechal Hermes da Fonseca. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAlves.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.