Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6616
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso de WPR na avaliação de jazida de areia no rio preto fluminense e paquequer em São José do Vale do Rio Preto, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Calvin Tamanqueira do
Tutor: Dias, Gleide Alencar do Nascimento
Resumen: Neste trabalho foi realizada a quantificação volumétrica, com o auxílio do método WPR, de areia em calha fluvial com o objetivo da abertura de uma mina à céu aberto, assim como saber os melhores trechos a serem lavrados. A área do empreendimento está presente em dois polígonos, com cerca de 88 hectares, presentes nos rios Preto Fluminense e Paquequer, em São José do Vale do Rio Preto, RJ. Dessa forma foi empregada no estudo a técnica geofísica conhecida como Radar de Penetração em Água (Water Penetration Radar - WPR), que estuda a propriedade física do solo (permissividade dielétrica) e utiliza ondas eletromagnéticas de altas frequências (ondas de rádio), na faixa de 10 a 2500 MHz sob o solo. A vantagem do método é que evita impacto ao meio ambiente e atribuí agilidade na aquisição dos dados, o qual agrega um custo menor ao cliente interessado em explorar uma determinada área. Assim, as diferentes respostas espectrais de cada material presente no subsolo irão representar as diferentes camadas de rochas e minérios. O equipamento de WPR utilizado foi o Terra SIRch SIR System-3000 com antena de 200 MHz, que é composto por uma unidade transmissora para emissão de pulso que é captado por outra unidade receptora. Na aquisição dos dados o equipamento foi colocado sob um barco de fibra, o qual navegou de uma margem à outra transversalmente ao rio, em 5 pontos distribuídos dentro dos polígonos. Após a aquisição das 5 diferentes linhas em locais ao longo da área estudada, os dados foram então processados no programa ReflexW 5.0 com o seguinte fluxo de processamento: Move Statement, Dewow, Background Removal, Passabanda e Muting, respectivamente nesta ordem, buscando reduzir seus possíveis ruídos e evidenciando assim a leitura e avaliação destas linhas. Através dos resultados pode-se avaliar a espessura do material arenoso a ser prospectado no futuro como também a coluna d`água sobre o mesmo e o contato deste material do quaternário com a rocha matriz. Assim pode-se comprovar de forma técnica e dinâmica no relatório final de pesquisa positivo que o futuro empreendimento possuí uma grande quantidade de minério.
Materia: Water Penetration Radar - WPR
Minério
Prospecção
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COUTO, C.pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.