Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/663
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda
Autor(es)/Inventor(es): Marins, Jessica Ribeiro
Orientador: Rett, Lucimara
Resumo: Na era da cultura da convergência, os conteúdos dispostos em múltiplas plataformas midiáticas alteram o comportamento do consumidor, que busca por novas experiências. Esse público encontra nas comunidades virtuais um espaço para socializar e participar com as informações disponibilizadas de seu produto de interesse. Este trabalho aborda os fãs do mundo do entretenimento, a fim de propor um novo cenário de atuação para as marcas, no panorama da cultura da participação. Assim, o estudo é dividido em duas etapas: na primeira é realizada uma pesquisa netnográfica sobre o comportamento do fã no grupo Star Wars do Facebook, de modo a mapear seus interesses e costumes. Com a determinação da conduta do fã, a investigação é aprofundada com o fã-clube Conselho Jedi Rio de Janeiro que, por meio de pesquisa qualitativa com roteiro, define a questão central do trabalho: a utilização do fã como veículo de propaganda, na atual relação do fã com a indústria midiática.
Palavras-chave: 
Convergência
Propaganda
Star wars
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARINS, Jessica Ribeiro. Uma nova esperança para as marcas: a utilização do fã como veículo de propaganda. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMarins.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.