Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6667
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Deslocamento, identidade e pertencimento no cinema brasileiro contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Duarte, Thais Oliveira
Tutor: D’Amaral, Marcio Tavares
Tutor : Justen, Janine Figueiredo de Souza
Resumen: Observa como as noções de identidade e pertencimento, atreladas à experiência de deslocamento, são abordadas nas obras “A Praia do Futuro” (Karim Aïnouz, 2014), “A Cidade Onde Envelheço” (Marília Rocha, 2016) e “Era o Hotel Cambridge” (Eliane Caffé, 2016). Busca-se discutir como os personagens neles retratados mantêm laços afetivos e identitários pelos espaços que habitam e pelos quais se deslocam. Para isso, é debatido como se deu a formação de um cenário contemporâneo marcado pela experiência de desenraizamento partindo de três perspectivas: o enfraquecimento da ideia de território como dimensão essencial para a vida individual e coletiva, a intensificação dos fluxos migratórios e as novas formas de lealdades e identidade que surgem nesse contexto. Também é discutido de que maneira esse cenário tem impacto sobre as obras cinematográficas produzidas na contemporaneidade e como elas possibilitam novas perspectivas de mundo imaginadas a partir do trânsito, das dispersões e dos deslocamentos.
Materia: Cinema
Representações sociais
Identidade cultural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUARTE, Thais Oliveira. Deslocamento, identidade e pertencimento no cinema brasileiro contemporâneo. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tduarte.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.