Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/667
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nômades contemporâneos: uma investigação sobre sua formação subjetiva e seu papel social na sociedade de consumidores cidadãos
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Iara Araujo de
Orientador: Amaral, Marcio Tavares de
Resumo: Em um momento de crescimento da inquietação social e movimentação dos sujeitos, esse trabalho surge com o objetivo de estudar os nômades ocidentais contemporâneos e iniciar a construção de uma linha de resposta sobre em que e como eles se diferenciam dos sujeitos pós-modernos típicos - estudo sobre a formação subjetiva esses atores sociais. Investiga-se, assim, sobre o que caracteriza assim, sobre o que caracteriza a modulação de errância nômade, o que a motiva e como esses sujeitos se comportam em relação à estrutura social ocidental contemporânea. No que tange essas investigações sobre a estrutura social atual e como nômades e sujeitos comuns agem de forma diferenciada, investigou-se um número limitado de de variáveis influenciadoras: a ascensão da burguesia, a racionalidade econômica e seus efeitos, a formação de uma sociedade rígida e o consequente fechamento do indivíduo moderno, as experiências de tempo e espaço, a estrutura do poder e as dimensões filosóficas do pensamento original Ocidental. Assim, a partir da compreensão]ao de que novidades o nômade traz para a sociedade contemporânea, ao final, será possível entender o significado deste sujeito para o corpo social pós-moderno.
Palavras-chave: Nômades
Pós modernidade
Consumo
Sociedade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Iara Araujo. Nômades contemporâneos: uma investigação sobre sua formação subjetiva e seu papel social na sociedade de consumidores-cidadãos. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
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