Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6718
Especie: Dissertação
Título : Comparação entre um índice KWOC (Keyword-out-of-context) e um índice em cadeia derivado da CDU (Classificação Decimal Universal)
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Gláucia H. B. Pereira de
Tutor: Braga, Gilda Maria
Resumen: Neste estudo comparou-se dois sistemas de indexação que haviam sido empregados na coleção de livros da biblioteca da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): um índice KWOC (Keyword-out-of-Context) e um índice em cadeia derivado da CDU (Classificação Decimal Universal). Foi também comparado ao índice em cadeia um segundo índice KWOC formado pela união de cada duas palavras-chave consecutivas dos títulos. Dois métodos diversos foram utilizados nesta comparação: 1) medida de similaridade dos índices, onde o cabeçalho de nível 1 do índice em cadeia foi tido como padrão e os títulos a ela comparados, tendo cada palavra ou frase-chave do título recebido um valor da escala de 100%, 90%, 70% e 0% segundo o maior ou menor grau de sua similaridade; 2) medida de especificidade dos índices onde se apurou o número de termos especificadores de cada um para cada obra analisada. Apurou-se na medida de similaridade dos índices a média geral (títulos comparados aos cinco primeiros cabeçalhos da cadeia indexadora) de 19,03% para as palavras-chave dos títulos e 22,16% para as frases-chave. A média geral obtida com a comparação dos títulos aos cabeçalhos do nível l da cadeia, tidos como padrão, foi de 38,85% (palavras-chave) e 47,41% (frases-chave). Todas essas médias atestaram o desencontro de vocabulário entre os dois Índices, e uma análise dos termos-chave que receberam o mais baixo valor de similaridade 0%, mostrou que a maioria deles eram significativos, o que contou Ponto para os títulos como indexadores. No segundo método verificou-se ser o Índice em cadeia no caso estudado mais específico do que os termos-chave dos títulos. Concluiu-se não serem possíveis as generalizações dos resultados, mas sim dos métodos e que qualquer sistema de indexação pode ser até certo ponto manuseado para servir melhor às necessidades dos usuários de uma dada coleção.
Resumen: Unavailable.
Materia: Indexação
Representação da informação
KWIC (Sistema de indexação)
KWOC (Sistema de indexação)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Fecha de publicación: 1975
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
489126.pdf20.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.