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http://hdl.handle.net/11422/6738
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rezende, Michelle Jakeline Cunha | - |
dc.contributor.author | Serrado, Isabella Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T14:12:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6738 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A utilização da multimídia para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8174906526130941 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4548828421592989 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Guzzo, Rodrigo Negrelli | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3296342691034794 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Bianca Peres | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6870451695398959 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo Neto, Waldmir Nascimento | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios do ensino de química nas turmas de nível médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos, estabelecendo uma contextualização com seu dia a dia. Uma excelente estratégia de contextualização e de incentivo para promover o raciocínio dos alunos é a utilização da experimentação em sala de aula. Entretanto, muitos professores não utilizam a experimentação como um recurso pedagógico, pelos motivos mais diversos possíveis, por exemplo, a falta de um ambiente adequado como laboratórios nas escolas, um número exagerado de alunos nas classes, falta de recursos financeiros e o medo relacionado a segurança de todos os envolvidos. Uma alternativa para driblar a falta da experimentação em sala é fazer uso de outras ferramentas como, a multimídia. Uma das grandes vantagens da utilização de um ensino virtual é apresentar ao aluno propostas que não seriam possíveis como a visualização de uma química microscópica, a demonstração de experiências que não seriam possíveis no âmbito escolar por motivos de segurança e/ou espaço físico. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi criar uma plataforma virtual de ensino, onde foram abordados alguns conteúdos do currículo mínimo de química utilizado no ensino médio, tendo como suporte materiais no formato de textos, vídeos explicativos e vídeos experimentais. Alguns experimentos utilizando o óleo de soja residual e etanol como reagentes principais foram desenvolvidos, como a produção de biodiesel, produção de sabão e a titulação de óleo de soja virgem e de óleo de soja residual a fim de comparar a diferença de acidez. Todos os experimentos visaram a segurança dos alunos. Os experimentos foram gravados e adicionados ao site, que foi criado pela plataforma wix.com. A expectativa é que o site seja um recurso capaz de aumentar o interesse do aluno, a partir da demonstração e explicação de alguns conteúdos abordados em sala de aula de forma mais didática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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