Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6738
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A utilização da multimídia para o ensino de química
Autor(es)/Inventor(es): Serrado, Isabella Cardoso
Orientador: Rezende, Michelle Jakeline Cunha
Coorientador: Guzzo, Rodrigo Negrelli
Resumo: Um dos grandes desafios do ensino de química nas turmas de nível médio é construir uma ponte entre o conhecimento ensinado e o mundo cotidiano dos alunos, estabelecendo uma contextualização com seu dia a dia. Uma excelente estratégia de contextualização e de incentivo para promover o raciocínio dos alunos é a utilização da experimentação em sala de aula. Entretanto, muitos professores não utilizam a experimentação como um recurso pedagógico, pelos motivos mais diversos possíveis, por exemplo, a falta de um ambiente adequado como laboratórios nas escolas, um número exagerado de alunos nas classes, falta de recursos financeiros e o medo relacionado a segurança de todos os envolvidos. Uma alternativa para driblar a falta da experimentação em sala é fazer uso de outras ferramentas como, a multimídia. Uma das grandes vantagens da utilização de um ensino virtual é apresentar ao aluno propostas que não seriam possíveis como a visualização de uma química microscópica, a demonstração de experiências que não seriam possíveis no âmbito escolar por motivos de segurança e/ou espaço físico. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi criar uma plataforma virtual de ensino, onde foram abordados alguns conteúdos do currículo mínimo de química utilizado no ensino médio, tendo como suporte materiais no formato de textos, vídeos explicativos e vídeos experimentais. Alguns experimentos utilizando o óleo de soja residual e etanol como reagentes principais foram desenvolvidos, como a produção de biodiesel, produção de sabão e a titulação de óleo de soja virgem e de óleo de soja residual a fim de comparar a diferença de acidez. Todos os experimentos visaram a segurança dos alunos. Os experimentos foram gravados e adicionados ao site, que foi criado pela plataforma wix.com. A expectativa é que o site seja um recurso capaz de aumentar o interesse do aluno, a partir da demonstração e explicação de alguns conteúdos abordados em sala de aula de forma mais didática.
Palavras-chave: Multimídia
Ensino de química
Ensino médio
Estratégias de aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella Cardoso Serrado.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.