Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6739
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
Author(s)/Inventor(s): Silva, Isis Verdelone de Mello
Advisor: Neto, Waldmir Nascimento de Araujo
Abstract: A Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro.
Keywords: Ensino de química
Livros eletrônicos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6739
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis Verdelone de Mello Silva.pdf457,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.