Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6778
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sustentabilidade e o desenvolvimento: uma análise crítica em busca de um novo paradigma civilizatório
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Jade Toledo
Orientador: Lourenço, Daniel Braga
Resumo: O presente trabalho busca analisar o princípio da sustentabilidade, a partir de uma perspectiva multidimensional como instrumento norteador de todo e qualquer desenvolvimento. Com o fim de determinar a necessidade cada vez mais urgente de rompimento com o atual paradigma civilizatório, é imprescindível tecer uma visão crítica sobre o desenvolvimento padrão - material com o fim em si próprio- para, então, compreender o real conceito de sustentabilidade. Vivemos uma crise socioambiental generalizada que se agrava a cada ano. A humanidade tem se comportado como um verdadeiro parasita no mundo e é preciso mudar tal comportamento, se a existência de um futuro que nos inclua é um interesse comum aos homens. O Direito Ambiental, por meio da sustentabilidade, busca trazer um novo modelo comportamental para a humanidade como um todo a partir da observância da interconectividade entre todas as coisas e seres. Não há mais espaço para a visão ultrapassada e fragmentária do mundo e, por isso, o principio da sustentabilidade é fundamental para uma nova hermenêutica não só para a área jurídica, mas também ao campo econômico e político, a partir de um viés ético, social e ambiental.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Direito ambiental
Hermenêutica jurídica
Sustainability
Sustainable development
Environmental law
Legal hermeneutics
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Jade Toledo. Sustentabilidade e o desenvolvimento: uma análise crítica em busca de um novo paradigma civilizatório. 2017. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTBarros.pdf455.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.