Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6883
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do símbolo do IV centenário do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Costa, Valter Vinícius Lima de Sousa
Advisor: Lagoa, Maria Beatriz da Rocha
Abstract: Aloísio Magalhães foi um dos mais importantes designers modernistas do Brasil, no século XX. Seguindo carreira como artista plástico, ele enxerga no design a possibilidade de se realizar como “artista da coletividade”. Pretende com isso criar obras de uso coletivo e recepção massiva, quando não vê mais essa possibilidade na pintura. A pesquisa almeja analisar sua carreira a partir da ótica da sua motivação pela coletividade, entendendo como essa se expressa para AM. Busca-se isso através das suas próprias obras, assim como pelo contexto – nacional e internacional - modernista que o influenciou. O estudo de caso se constitui em um projeto específico do designer, o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro, sucedido em 1965. É de interesse da pesquisa observar este projeto a partir do fenômeno de popularização que o envolve, tendo recebido um grande número de desenhos e aplicações espontâneas da população carioca. A partir dele pretende-se concretizar a investigação sobre a ideia de coletividade, motivadora da pesquisa.
Keywords: Magalhães, Aloísio
Design
Rio de Janeiro (RJ)
Coletivismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Valter Vinícius Lima de Sousa. A coletividade em Aloísio Magalhães: a carreira do designer e estudo de caso sobre a popularização do Símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11422/6883
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vcosta.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.